Prefácio

A filosofia básica deste guia é apresentar os serviços mais importantes e essenciais para o desenvolvimento e implementação de um sistema Linux com o Conectiva Linux. Numa linguagem rápida e fácil, o administrador pode ter uma visão geral de cada serviço, bem como uma explanação da teoria e conceitos dos programas que estão disponíveis no produto. O guia não visa ensinar cada programa ou pacote, pois na teoria poderia-se criar um novo livro para cada assunto. Além da descrição geral dos principais pacotes, o usuário pode seguir procedimentos para a instalação e configuração, testar a configuração através de exemplos de testes e, em caso de dúvidas, procurar as referências recomendadas.

Uma das grandes novidades deste guia é a inclusão do Apache versão 2 na distribuição. O servidor Apache trabalha agora de forma mais modularizada, permitindo uma configuração mais fácil de ser entendida. O Synaptic vem com nova interface, permitindo um gerenciamento de pacotes com facilidade para o administrador.

O Linuxconf continua sendo utilizado para a maioria das configurações; vários módulos foram melhorados, deixando o Linuxconf ainda mais estável.

Os próximos parágrafos irão fornecer uma visão geral sobre os capítulos contidos no guia.

O capítulo DNS apresenta este serviço que é de suma importância para configuração de uma rede. Neste capítulo é apresentada uma introdução do seu conceito básico e configuração, além de uma seção sobre atribuição de IPs dinamicamente (DHCP).

Dando continuidade, no capítulo Correio Eletrônico será apresentada a configuração de um servidor de e-mail, com domínios virtuais. Você pode também criar suas listas de discussão.

No capítulo Servidor Internet busca-se criar uma seqüência de serviços que permitirá ao administrador montar um servidor básico de Internet. Primeiramente, é apresentado o Apache para um servidor web, o Proftpd para um servidor de FTP e o Squid para um servidor de proxy. Com estes três serviços você já terá um servidor base para seu provedor Internet, por exemplo.

No capítulo sobre Intranet, é demonstrado primeiramente o NFS, protocolo importantíssimo para desenvolver o compartilhamento de serviços na rede. Em seguida, é apresentado o CuPS, o gerenciador de impressão, que pode ser utilizado também para a rede. São mostrados, a seguir, um protocolo utilizado para o Linux trabalhar com outros sistemas operacionais - Samba; ele permite que máquinas Linux "conversem" com máquinas Windows. Esta parte do guia é bastante importante e interessante para aqueles que estão migrando para o Linux e ainda não podem abandonar definitivamente outros sistemas operacionais. As últimas seções do capítulo mostram como implementar um servidor de Boot Remoto e Clientes X.

Dando continuidade ao guia, é apresentado o conceito de autenticação. Juntamente com ele, é mostrado o funcionamento de três serviços que podem implementar autenticação: LDAP, NIS e Radius/Portslave.

A conectividade é o tema discutido no capítulo seguinte: como fazer conexões, utilizar serviços como o SSH e conectar a Intranet à outras redes são os temas principais deste capítulo.

Segurança com certeza é um requisito indispensável em qualquer Intranet; este capítulo envolve conceitos importantes que devem ser de conhecimento de qualquer administrador, além de implementações que podem garantir ao servidor ou à Intranet mais segurança.

Os capítulos seguintes tratam de armazenamento e gerenciamento de discos: LVM é um subsistema para gerenciamento de armazenagem em disco; RAID é uma poderosa ferramenta para criar um subsistema de unidades de disco, rápido e confiável, através de unidades individuais. Ambos os capítulos anteriores estão agora mostrados com o sistema de arquivos ext3. O capítulo de Backup descreve uma solução para armazenamento de segurança, utilizando o Amanda, que é um aplicativo utilizado para backups. Por fim, o capítulo de alta disponibilidade objetiva a apresentação de conceitos e aplicações que possibilitam aumentar a disponibilidade de servidores Linux.

Aproveite ao máximo seus conceitos e exemplos.

Convenções Tipográficas

Durante a confecção deste guia, procurou-se descrever e formatar com uniformidade os vários termos utilizados. Segue abaixo as principais convenções utilizadas.

Tabela 1. Convenções deste Guia

Convenção

Descrição

Itálico

Palavras em inglês ou palavras enfatizadas durante o texto; nomes de usuários e de pacotes de programas

Opções de Menus -> Submenus

Intercalados entre negrito e normal; os submenus estão separados por setas

Letra courier (mais fina e espaçada)

Aplicativos, parâmetros de comandos, nomes de arquivos ou diretórios

Negrito

Comandos ou palavras destacadas durante o texto

A Conectiva espera, com este material, fornecer uma base para aqueles que desejam implantar soluções avançadas em um servidor, utilizando uma plataforma Linux.

Se for encontrado algum erro ortográfico ou conceitual, por favor acesse o site da errata e preencha o formulário adequado.