Prefácio

A capacidade de transmitir uma informação para qualquer pessoa em qualquer lugar e a qualquer momento é uma das maiores conquistas da humanidade, em todos os tempos. Todas as inovações tecnológicas têm buscado facilitar a capacidade de comunicação, seja reduzindo o tamanho dos equipamentos utilizados, seja adaptando-os às hostilidades ambientais ou ainda, através da criação de novos métodos, como a telefonia móvel e os computadores portáteis.

Assimilamos essas novidades rapidamente e acostumamo-nos com elas a tal ponto de não mais conseguirmos imaginar como seria o mundo atual sem essas inovações.

Esse livro tem por objetivo trazer um pouco mais de luz à tarefa de administrar um servidor Internet/Intranet para que essa acessibilidade seja garantida. Os autores têm ampla experiência na área e com os serviços sobre os quais se dispõem a tratar neste livro, trabalhando com Linux em seu cotidiano, podendo trazer uma linguagem mais adaptada ao público e às condições nacionais.

A idéia de escrever em capítulos curtos e separar o livro por partes, de acordo com o que é apresentado, procura trazer uma maior dinâmica à leitura e facilitar a busca por informações específicas.

O Capítulo 1 descreve alguns conceitos que servem como base para a leitura do livro. São conceitos muitas vezes desconhecidos ou confundidos, mas que são importantes para uma melhor compreensão do mundo Linux.

O aplicativo que será descrito no Capítulo 2 é o Linuxconf, o configurador geral do sistema. Sua estrutura e opções serão detalhadas neste capítulo.

O Capítulo 3 explica toda a estrutura de usuários e grupos encontrados em um sistema, suas importâncias e de que forma é possível trabalhar com eles. Gerenciar usuários, acrescentá-los ao sistema, organizá-los e até fazer a recuperação de antigos usuários do sistema, serão tópicos abordados neste capítulo.

No Capítulo 4 serão descritos conceitos fundamentais de arquivos, diretórios e dispositivos. Dono e grupo dos arquivos, permissões, métodos de alteração, como proteger o sistema usando estes recursos e a automatização de processos executados em sistemas de arquivos serão assuntos estudados neste capítulo.

Um conceito importante que um administrador deve conhecer é o conceito de serviço. No Capítulo 5 pode-se encontrar uma boa definição de serviço, como inicializar e parar serviços e quais são os principais serviços existentes em um sistema Linux.

A interação entre o software e o hardware deve ser perfeita para que um sistema funcione. O Capítulo 6 fornece uma descrição de como os dispositivos são tratados no Linux e como a interação hardware/software é feita, e o Capítulo 7 mostra com clareza um dos principais problemas enfrentados por administradores de sistemas Linux: a configuração de dispositivos.

O Capítulo 8 trata de um dos temas mais importantes de um sistema Linux: o XFree86. Você poderá ter uma definição mais exata de qual a sua função e quais suas principais características e opções.

O Linux é um sistema baseado em pacotes. O Capítulo 9 mostra como gerenciar estes pacotes, instalar novos, removê-los e fazer pesquisas.

Todo o sistema de inicialização será relatado no Capítulo 10. Arquivos fundamentais para o processo, alterações nestes arquivos e como trabalhar com os diferentes níveis de inicialização serão explicados neste capítulo. O próximo capítulo (Capítulo 11) trata do processo de recuperação do sistema, mostrando como é possível localizar e corrigir possíveis erros do sistema.

O centro de um sistema Linux é o chamado kernel. No Capítulo 12 ele é discutido com detalhes teóricos tais como sua atualização, seu módulos, enfim, conceitos importantes para o seu entendimento.

No Capítulo 13 serão mostrados alguns costumes adotados por bons administradores de sistema, ações que ajudam a evitar falhas na segurança, perdas de dados ou desorganização das estruturas de arquivos, usuários e grupos.

Esperamos que a informação deste guia possa esclarecer muitas de suas dúvidas e também possa ajudá-lo a participar da revolução que a informática viabiliza no dia-a-dia.